Livro do mês de março


Disponível na BE da Escola Secundária




Sinopse

Plano Nacional de Leitura

Livro recomendado para o 9º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada - Grau de Dificuldade II

Quando a morte nos conta uma história temos todo o interesse em escutá-la. Assumindo o papel de narrador em A Rapariga Que Roubava Livros, vamos ao seu encontro na Alemanha, por ocasião da segunda guerra mundial, onde ela tem uma função muito ativa na recolha de almas vítimas do conflito. E é por esta altura que se cruza pela segunda vez com Liesel, uma menina de nove anos de idade, entregue para adoção, que já tinha passado pelos olhos da morte no funeral do seu pequeno irmão.
Foi aí que Liesel roubou o seu primeiro livro, o primeiro de muitos pelos quais se apaixonará e que a ajudarão a superar as dificuldades da vida, dando um sentido à sua existência.
Quando o roubou, ainda não sabia ler, será com a ajuda do seu pai, um perfeito intérprete de acordeão que passará a saber percorrer o caminho das letras, exorcizando fantasmas do passado. Ao longo dos anos, Liesel continuará a dedicar-se à prática de roubar livros e a encontrar-se com a morte, que irá sempre utilizar um registo pouco sentimental embora humano e poético, atraindo a atenção de quem a lê para cada frase, cada sentido, cada palavra.

 Fonte: http://www.wook.pt


Disponível na BE da Escola Torre Dona Chama





Sinopse
Tomando à letra a expressão «devorar livros» (usada habitualmente para definir leitores muito assíduos), este pequeno álbum a cores descreve o percurso do apetite insaciável de Leónia por livros. No final, a protagonista tem que começar a escrever histórias para os seus filhos, que têm pelos livros um apetite igual ao da mãe.
O texto caracteriza-se pelo ritmo, pela presença de rimas e jogos de palavras. As ilustrações recriam com muito humor as situações descritas.

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 2º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada - Grau de Dificuldade III.

Fonte: http://www.wook.pt/ficha/leonia-devora-os-livros/a/id/58758


                                  Disponível na BE da Escola Luciano Cordeiro



Sinopse

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 5º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada - Grau de Dificuldade III.

O Joaquim teve um… O Nicolau comprou uma… Um dia, o irmão do Eudes… O que terá acontecido, desta vez, ao Menino Nicolau e aos seus amigos, para uma vez mais andarem à pancada, serem castigados, divertirem-se à brava, terem aventuras incríveis? Este é mais um livro do Menino Nicolau, cheio de acontecimentos engraçados passados em casa, na escola e, até, na rua. Quem sabe se não se terá passado algo de semelhante, também, convosco?

Fonte: http://www.wook.pt/ficha/as-aventuras-do-menino-nicolau/a/id/97519