Semana do Agrupamento


Nos dias 6 e 7 de março no âmbito da comemoração da Semana do Agrupamento, a Biblioteca Escolar da Escola Luciano Cordeiro dinamizou atividades relacionadas com o projeto SOBE destinadas aos alunos do Jardim de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico.
As atividades tiveram como objetivo desenvolver hábitos de saúde oral num ambiente lúdico e de boa disposição. Os alunos puderam ainda conhecer os espaços funcionais da BE, consultar e requisitar livros.






No âmbito da semana do agrupamento decorreu na Biblioteca da Escola Secundária uma demonstração de várias tecnologias de apoio para alunos com deficiência ao nível da comunicação, cegueira, baixa visão, problemas motores, sensoriais e cognitivos. Com esta ação pretendeu-se sensibilizar toda a comunidade educativa para a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais de caráter permanente.
Esta ação foi dinamizada pelas docentes Luísa Pratas e Elisa Fidalgo a exercer funções no Centro de Recursos TIC para a Educação Especial de Mirandela (CRTIC Mirandela).








No que concerne à promoção do livro e da leitura, foram desenvolvidas atividades orientadas para os alunos do Pré-Escolar, 1º e 2º Ciclos.
Salientamos, ainda, a envolvência da turma do 8º A na dinamização da hora do conto: leitura dos livros A Casa da Mosca Fosca, de Eva Mejuto e O Lobo Culto, de Pascal Biet onde os alunos tiveram a oportunidade de interagir com algumas das personagens das histórias.
A Equipa das Bibliotecas Escolares agradece o empenho da turma do 8º A, que contribuiu para uma maior envolvência dos participantes nas atividades. 






Na BE da Escola de Torre de Dona Chama foi dinamizada no dia 6, pela turma do 6ºA, uma ação de sensibilização sobre Bullying para os alunos do 2º Ciclo. Esta ação foi o culminar do trabalho desenvolvido na disciplina de Cidadania sob a orientação da professora Isabel Carreira.