Prémio Nobel da Literatura

O romancista francês Patrick Modiano é o vencedor do Nobel da Literatura deste ano. 
O autor de 69 anos é considerado um dos mais importantes escritores franceses. 
"O Horizonte" é o seu romance mais recente.
Para justificar a decisão, a Real Academia sueca diz, em comunicado, apenas uma frase: “pela arte da memória com que ele evocou o mais incompreensível dos destinos humanos e pôs a descoberto da vida no mundo da ocupação”. 
Autor de mais de 30 títulos, muitos marcados pela experiência da II Guerra Mundial e sequelas da ocupação nazi, Patrick Modiano é filho de um judeu de Alexandria e de uma atriz belga que se conheceram durante a ocupação nazi na França.
Patrick Modiano nasceu em Boulogne-Billancourt, nos arredores de Paris, em julho de 1945, e publicou o seu primeiro romance, "La Place de l'Étoile", em 1968. Com "Rue des Boutiques Obscures" ("A Rua das Lojas Escuras") obteve, em 1978, o Prémio Goncourt. Em 1972, recebeu o Grande Prémio de Romance da Academia Francesa. 
Patrick Modiano tem ainda publicados em Portugal "A Rua das Lojas Escuras", pela Relógio d'Água, em 1987, "Domingos de Agosto", pelas Publicações Dom Quixote, em 1988, "Um Circo que Passa", também pela Dom Quixote, em 1994, "Dora Bruder", pelas Edições Asa, em 1998, e "No Café da Juventude Perdida", também pela Asa, em 2009.