Competição Europeia da Estatística • INE - NOVO European Statistics Competition

Realiza-se pela segunda vez, no ano letivo 2018/19, a Competição Europeia da Estatística (European Statistics Competition – ESC), dinamizada pelo Serviço de Estatísticas da União Europeia (Eurostat) e quinze Institutos Nacionais de Estatística, entre os quais o INE de Portugal.
Esta iniciativa visa:
• Promover a curiosidade e o interesse dos alunos pela estatística;
• Incentivar os professores a utilizar novos materiais para ensinar estatística, incrementando a utilização de dados estatísticos oficiais e a aplicação do conhecimento adquirido;
• Mostrar aos alunos e aos professores o papel da estatística em vários aspetos da sociedade, tornando-a conhecida como um campo de estudos de nível universitário;
• Promover o trabalho de equipa e a colaboração com vista a alcançar objetivos comuns.

Competição Europeia da Estatística terá duas fases: a primeira, a nível nacional, apurará os finalistas para a seguinte, de âmbito europeu. Em ambas, podem participar alunos do ensino secundário (categoria A) e do 3.º ciclo do ensino básico (categoria B). As equipas terão até 3 alunos + 1 professor/ tutor.
No âmbito da colaboração existente entre o Instituto Nacional de Estatística e a Rede de Bibliotecas Escolares, os professores bibliotecários divulgarão esta competição no seio das escolas.
As regras para a participação, o registo de participantes (em curso, até 28.jan.2019) e o calendário da competição estão disponíveis em: esc2019.ine.pt.
As duas equipas melhor classificadas (em cada categoria) na fase nacional poderão participar na fase europeia.

Mais informação aqui.