Livro do mês de setembro




Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura
Educação pré-escolar
Ler em voz alta / Contar / Trabalhar na sala

Disponível na BE de Torre Dona Chama


Sinopse
A ovelha mais feliz do mundo. Este pequeno livro verde cabe no bolso. Pode acompanhá-lo para qualquer lugar e surpreender quem consigo se cruze... Apesar de pequeno, trata de um tema intenso: «O que é a felicidade?». Selma aprecia a vida na sua essência e, por isso, vê beleza naquilo que é comum. E nem se tivesse mais tempo ou se ganhasse no euromilhões alteraria os seus hábitos. Ela comeria um pouco mais, conversaria mais com as crianças, dormiria mais e continuaria a praticar desporto.
As ilustrações de Jutta Bauer são de uma beleza singela, retratando uma Selma rechonchuda, simpática e muito carismática, capaz de fazer sorrir até os menos bem-humorados. O livro está traduzido em mais de dez idiomas e ultrapassou a barreira dos quatrocentos mil exemplares vendidos em todo o mundo, provando assim que a mensagem de Selma é universal. Selma dá o seu recado aos pequenos e aos adultos, mostrando que, se o tempo é curto, o melhor a fazer é desfrutá-lo integralmente.





                                      Disponível na BE da Escola Básica Luciano Cordeiro

                                                   
Sinopse
As invenções do Sr. Wonka em matéria de chocolate são absolutamente espantosas. E não só de chocolate,também de outras delícias do fantástico reino das guloseimas..., tudo produzido na sua misteriosa fábrica, pois a verdade é que ninguém jamais viu entrar ou sair alguém de tal fábrica. Apesar disso, o Charlie espera vir a conseguir entrar em tão apetecível lugar. Mas como será possível?



Plano Nacional de Leitura


Livro recomendado para os 7º, 8º e 9º anos de escolaridade, destinado a leitura autónoma.

Disponível na BE da Escola Secundária de Mirandela.



Sinopse
Havia, no Bando, uma gaivota especial, muito diferente das outras. Buscava a perfeição, queria voar sempre mais alto e mais rápido... Mas, para o Bando, isso era uma irresponsabilidade intolerável. A história maravilhosa da única gaivota que sabia que todas as aves são livres, mesmo que não tenham consciência disso…
O livro que deu origem ao belíssimo filme com banda sonora de Neil Diamond.


BOAS LEITURAS!