Livro do mês de junho

Disponível na BE da  Escola da Torre Dona Chama




Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 5º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada - Grau de dificuldade I.

Sinopse

Um homem que recolhe palavras durante a noite e trata delas durante o dia: o limpa-palavras. A palavra obrigado agradece-lhe. A palavra brisa refresca-o. A palavra solidão faz-lhe companhia.
Um guarda-redes míope que confunde a realidade com a sua imaginação. Não vê o jogo, mas pode imaginá-lo. Melhor do que saber o que está a acontecer é saber o que poderia ter acontecido?
Uma série de portas sem as quais nada acontecia. Um sorriso abre-as. Uma palavra, também, se for uma palavra-chave. E mais, muito mais...



Disponível na BE da  Escola Luciano Cordeiro



Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 6º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada - Grau de Dificuldade I.

Sinopse
Um trabalho de adaptação realizado por Luísa Ducla Soares, uma escritora já galardoada e de mérito reconhecido. Com belas ilustrações de Alain Corbel que contextualizam os cenários descritos.
Baseada num clássico da literatura universal - As Viagens de Gulliver -, esta história permite que as crianças desenvolvam a imaginação à medida que vão sendo obrigadas a mudar de perspectiva, tal como o herói o vai fazendo consoante as características do reino que visita (anões, gigantes, cavalos) antes de chegar a Lisboa.

Disponível na BE da Escola Secundária




Sinopse

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o Ensino Secundário como sugestão de leitura.
Mandela, nascido em 1918, é o rebelde que se empenha no combate à injustiça cometida contra os Negros. Primeiro pela via do direito e da não-violência, depois, na ilegalidade e na clandestinidade. É também o cativo sem ódio que descobre o teatro na prisão e se transforma em homem de Estado pronto a dar provas do seu talento logo que é libertado, numa negociação impossível em que a paciência, a tolerância e a democracia lhe permitem evitar um banho de sangue. É finalmente aquele que renuncia à vingança para personificar uma noção ‘arco-íris’.


Excerto
«Mandela tornou-se um herói. É um mito cuja génese, força e exemplo quis aqui narrar. Tive a oportunidade e o privilégio de conhecer Mandela há mais de dez anos, depois de, com muitos outros militantes, ter contribuído para o boicote à antiga África do Sul e militado a favor da sua libertação.
Mandela, nascido em 1918, é o rebelde que se empenha no combate à injustiça cometida contra os negros. Primeiro pela via do direito e da não-violência, como Gandhi, depois, a partir de 1944, na ilegalidade e na clandestinidade. É também o cativo sem ódio que descobre o teatro na prisão e se transforma em homem de Estado pronto a dar provas do seu talento logo que é libertado, numa negociação impossível em que a paciência, a tolerância e a democracia lhe permitem evitar um banho de sangue. É finalmente aquele que renuncia à vingança para personificar uma nação ‘arco-íris’.
Foi meu propósito ser um modesto transmissor deste destino aos leitores de hoje, nomeadamente aos jovens.» Jack Lang

Nelson Mandela - Uma Lição de Vida de Jack Lang

Fonte:  http://www.wook.pt/ficha/nelson-mandela-uma-licao-de-vida/a/id/171980