Semana da Diferença


Na Escola Básica 1, 2 de Torre de Dona Chama, todos os alunos, do pré-escolar ao 6ºano, realizaram algumas atividades que lhes permitiram “experienciar a diferença”. Este foi o objetivo principal, aquando da seleção e planificação das várias propostas, levadas a cabo nas aulas de E.M.R.C., e coordenadas pela professora da disciplina, Fátima Afonso, pelo professor de Educação Especial, Ambrósio Pereira e pela professora bibliotecária, Fátima Bartolomeu.
A visualização do filme “Cordas” foi a primeira forma de sensibilizar os alunos para a temática da diferença/inclusão, seguindo-se um caso real, onde uma deficiente motora é um exemplo de sucesso na superação das suas limitações. Posteriormente, os alunos exploraram, rotativamente, situações que se prendiam com a deficiência cognitiva, visual, motora e auditiva. 
Os alunos estiveram sempre muito participativos, fazendo intervenções muito pertinentes. Destacaram a atividade, desembrulhar um rebuçado com a mão não dominante, para trabalhar a deficiência motora como aquela que mais gostaram.
Na Escola Luciano Cordeiro, os alunos do 5º e 6º ano foram convidados a realizar diversas atividades lúdicas e a visualizar videos, na biblioteca escolar, com o objetivo de sensibilizar para a diferença. As atividades foram desenvolvidas nas aulas de cidadania num trabalho conjunto entre a professora de EMRC, Maria João Sousa, professora de Educação Especial, Matilde Pires, e a professora Bibliotecária, Sandrina Fernandes. Durante a semana os alunos puderam ainda observar vários trabalhos expostos em difrentes espaços da escola, realizados na disciplina de Educação Visual pelos alunos do 6ºD e alunos do ensino especial, com a colaboração das professoras, Sandrina Fernandes e Valentina Pires. A professora Fátima Bessa, presenteou-nos com uma coreografia, apresentada num dos intervalos por um grupo de alunos.


                                        
   



Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

As Nações Unidas proclamaram o dia 3 de dezembro como Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência, mobilizar para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas. Este ano para assinalar este dia o grupo de educação especial promoveu em articulação com a comunidade escolar diversas atividades nas várias escolas do agrupamento.