Ensaio filosófico 2018

Nos últimos anos, o desenvolvimento da tecnologia informática e da linguagem computacional tem sido vertiginoso. A realidade aumentada, as cidades inteligentes, as impressoras 3D e, de um modo geral, os algoritmos e a inteligência artificial começam a transformar o mundo em que vivemos. Que efeitos tem tudo isso nas nossas representações e crenças? Na relação com o Outro? No modo como lidamos com a Natureza? Nos caminhos que procuramos para a felicidade?
Há um lado inquietante nesta vertigem tecnológica que não podemos abdicar de pensar e de discutir. Ainda que vários especialistas, filósofos e homens de ciência, se dediquem a esse estudo, as questões não deixam de afetar a vida de cada um de nós.
Por isso, no Dia Mundial da Filosofia, convidámos os estudantes do ensino secundário a produzir uma reflexão sobre um tema atual e pertinente que os inquiete, participando na 5.ª edição do Concurso Ensaio Filosófico, uma iniciativa da Associação de Professores de Filosofia (ApF) em parceira com a Rede de Bibliotecas Escolares.
Em simultâneo, disponibilizamos uma sugestão de atividade, da autoria de membros da ApF, relacionada com uma das consequências do referido desenvolvimento. Saber mais:

http://www.rbe.min-edu.pt/np4/2214.html?fbclid=IwAR2lPsLzYxHjOyCmjJps8gotXCx22zYiozXJai9gcZXVqDgNyCUrEZxRsCI