Sugestões de leitura para férias (2021)

 Pré-Escolar

Ernesto perde-se na selva e nenhum dos seus habitantes parece disposto a ajudá-lo a voltar para a sua manada de elefantes. Nem o mais forte, o mais feroz ou o mais veloz dos animais faz o mínimo esforço, a não ser ouvi-lo com desdém. Será porém o mais pequeno de todos eles a surpreendê-lo, demonstrando que, de facto, as aparências podem enganar, pois aquele que parecia o mais débil e insignificante, pode transformar-se no mais valente e generoso, e sem pedir nada em troca.

A nova casa da Saffi é perfeita. Tem flores, erva alta e fofa e vizinhos simpáticos. Ou talvez não... "És um dragão, não podes ficar aqui!", gritaram os animais. Como poderá a Saffi provar que os dragões não são todos iguais e que nem todos são perigosos?


Uma aventura empolgante no mundo mágico das histórias e do faz-de-conta. 


1.º ciclo

Quando a família da Ema se muda do campo para a cidade, a Ema quer levar o jardim com ela. Mas não há espaço para jardins nas casas da cidade. Ou haverá?
Livro aclamado pela crítica e maravilhosamente ilustrado a aguarela pela autora premiada Anna Walker. Uma celebração da amizade, da capacidade de adaptação à mudança e da magia da natureza. 



Quando Stephen, ainda pequeno, se deitava no jardim da sua casa a observar as estrelas, não imaginava que as suas teorias sobre o Universo transformariam a forma como vemos o mundo. Nesta coleção, meninos e meninas vão descobrir como pequenos sonhos se transformam em grandes histórias de vida que mudaram o mundo em que vivemos.


O que será que realmente aconteceu nas férias de Verão? Uma professora curiosa quer que lhe contem tudo. E, desta vez, as incríveis peripécias até podem ser verdade! O que começou como um simples dia na praia acabou numa caça ao tesouro pelo mundo inteiro, com engenhocas voadoras, um pássaro malicioso e muitas outras espantosas personagens. Será que esta é mais uma história inventada ou basta-nos descobrir a verdade?

2.º ciclo

A história de uma amizade capaz de fazer esquecer a solidão.
Walter sonha viver uma grande aventura. Mas sem o irmão mais velho – o seu melhor amigo e companheiro de todas as descobertas – deixou de ter vontade de explorar o mundo. Até ao dia em que conhece a Posey, a sua nova e espevitada vizinha, e o Costeleta, um cãozinho de três patas que a acompanha para todo o lado. Finalmente, o rapaz solitário volta a acreditar que a vida vale mesmo a pena.


Terríveis gigantes? Temíveis leões? Exércitos de mouros? Nada que amedronte o nobre Dom Quixote na sua busca de aventuras, acompanhado do seu fiel escudeiro, Sancho Pança. Os dois vão enfrentar tudo e todos, numa história em que nada é o que parece.

Todos os anos, o Povo do Protetorado oferece um bebé à bruxa Xan que vive na floresta. Esperam que a oferenda a impeça de aterrorizar a aldeia. Porém, a bruxa é um ser amável. Vive com um Monstro do Pântano muito sábio e um Dragão Perfeitamente Minúsculo. Xan salva as crianças e deixa-as no outro lado da floresta com famílias que as desejam. Pelo caminho, vai alimentando os bebés com a luz das estrelas. Certo ano, por acidente, Xan dá de beber luar a um bebé, enchendo uma criança normal de uma magia extraordinária.

3.º ciclo

“O Nosso Planeta O Único Lugar onde Todos nos Sentimos em Casa” mostra os habitats da Terra e suas inter-relações, que criam este local excecional onde vivemos. Começando com um mapa dos sete habitats existentes, muito diferenciados, são oferecidos ao leitor conhecimentos científicos e imagens surpreendentes em especial sobre mundos gelados, selvas, mares costeiros, desertos e pradarias, alto-mar, água doce, florestas e muito mais... Trata-se de informação fundamental, que é importante conhecer, se queremos proteger a natureza e preservar o planeta que nos acolhe.

O rock não nasceu de um dia para o outro. Nem ninguém o inventou. Cresceu e ganhou ritmo com as emoções do blues, o experimentalismo do jazz, os sonhos do country e do rhythm and blues. Este álbum de grande formato convida os leitores a passear pela história de um estilo musical que marcou gerações. Dos discos de vinil ao streaming, cruzamo-nos com bandas icónicas, sons revolucionários, mulheres da pesada, editoras, tribos, festivais, sem esquecer o grupo dos 27.

Uma sátira mordaz sobre uma sociedade oprimida que caminha para o totalitarismo. Alegórico e intemporal, o livro de George Orwell, agora em romance gráfico, adaptado e ilustrado por Odyr.

Secundário

"Orwell e o seu Mil Novecentos e Oitenta e Quatro entraram na casa do cidadão e no mundo dos Estados, e não saíram de lá. Nada é não-político, e foi esta pontaria no diagnóstico que tornou mítico este livro. (...) O que Orwell mostrou e previu foi este estado de permanente vigilância: o cidadão que vigia um outro — em perseguições individuais em redes sociais — e a vigilância feita por empresas ou Estados cumprem um programa que muitos pensadores previram e que Orwell conseguiu narrar. [Do Prefácio de Gonçalo M. Tavares]"


"Toscana, Itália, 1937. O burgo de Pitigliano assenta, como um ninho de águia, no cume de um rochedo; mas nem a cidade, de túneis e catacumbas, escavada nos seus alicerces consegue abafar os segredos à superfície. É no aperto das suas muralhas que Annina Bemporad, uma judia rebelde, se despede da infância quando acorda a meio da noite com o estampido de um tiro. Se os estilhaços da tragédia acabam por atingi-la, será a partir de então que ambicionará os sonhos mais arrojados, seja na companhia de Cosimo - um rapaz disposto a dar a vida por ela -, de Alessia - a colega excêntrica que não parece encontrar um fato à sua medida, ou mesmo do enigmático Peppino, que monta espetáculos com o lixo que apanha nas ruas e a quem basta uma palavra para resgatar Annina aos seus momentos mais duros. Mas, se a beleza da rapariga gera paixões doentias e ódios desmesurados, nada faria supor que pudessem resultar num ato tão tresloucado... Restam-lhe, pois, o desejo de vingança e a queda para o fingimento para sobreviver no mundo virado do avesso em que se transformou a Itália de Mussolini, onde as Leis Raciais, que têm por alvo os judeus, anunciam a chegada dos nazis."

Através da partilha de episódios da sua infância, Valter Hugo Mãe mostra-nos como este é um período fundamental da formação do ser humano e que,apesar das dificuldades pode ser um período imbuído da magia de que é feito um escritor.