Comemoração do Dia Internacional do Livro Infantil - 2 de Abril

O dia 2 de abril aproxima-se... e já tem cartazes - o português, da responsabilidade da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), e o internacional, do International Board on Books for Young People (IBBY), este ano da autoria do Japão. Livro infantil tem sempre lugar!

Dia Internacional do Livro Infantil, celebrado a 2 de abril em homenagem ao escritor dinamarquês Hans Christian Andersen (Odense, 2 de abril de 1805 - Copenhaga, 4 de agosto de 1875).

http://livro.dglab.gov.pt/sites/DGLB/Portugues/noticiasEventos/Paginas/DILI2024.aspx?fbclid=IwAR3mFWaZRyi-m4lJZDd8xsIfObPfLAMK2o-uoM9ECH85PzwY2EJOdmZNwdU

https://www.ibby.org/awards-activities/activities/international-childrens-book-day/icbd-2024-sponsored-by-japan?fbclid=IwAR22h5L2r1OqakZFoOncKtWvnZSTFNDQViUgnqp1FiX4KfC5gHgmWlKPKVg

DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL – 2 DE ABRIL

No dia 2 de abril, comemora-se em todo o mundo o nascimento de Hans Christian Andersen. A partir de 1967, este dia passou a ser designado por Dia Internacional do Livro Infantil, chamando-se a atenção para a importância da leitura e para o papel fundamental dos livros para a infância.

Como é habitual, para assinalar este dia a DGLAB disponibiliza um cartaz digital, da autoria de Inês Viegas Oliveira, vencedora do Prémio Nacional de Ilustração em 2023.

O cartaz transmite a ideia que tem sido subjacente a este dia ao longo dos anos: que nos livros cabem todas as histórias e todas as personagens, que nos fazem sonhar e viajar.

Inês Viegas Oliveira nasceu em Tavira em 1995. Na tentativa de saber sobre tudo, licenciou-se em Física, e depois de meio mestrado em Matemática apercebeu-se de que não sabia nada. Fez então uma pós-graduação em Ilustração na UAL, que a deixou mais satisfeita. Em 2020 e 2023 foi selecionada para a exposição de ilustradores da Feira do Livro de Bolonha e em 2022 foi finalista dessa mesma exposição.

Faz parte do projeto europeu Every Story Matters, que promove a inclusão através de histórias e livros. O seu primeiro livro, "O Duelo", surgiu no âmbito deste projeto, e em 2022 foi publicado pelo Planeta Tangerina, tendo vencido o Prémio Nacional de Ilustração no ano seguinte.

Inês move-se entre a ciência e a arte, o autor e o leitor, a imagem e a palavra, tentando quebrar algumas fronteiras. Continua a questionar o mundo, mas de vez em quando decide parar para escrever ou desenhar.


O cartaz para impressão, em jpeg e pdf e vários tipos de cor, bem como os materiais do IBBY sobre este dia, encontram-se disponíveis em: 

http://livro.dglab.gov.pt/sites/DGLB/Portugues/noticiasEventos/Paginas/DILI2024.aspx?fbclid=IwAR3mFWaZRyi-m4lJZDd8xsIfObPfLAMK2o-uoM9ECH85PzwY2EJOdmZNwdU