“Juntos vamos criar uma Internet melhor”


Semana da Internet nas Bibliotecas Escolares



No âmbito da comemoração da Semana da Internet Segura,   o Grupo de Informática desenvolveu, em articulação com a BE da Escola Sede e  Escola Luciano Cordeiro, ações de sensibilização dirigidas para algumas turmas de 7º, 6º e 5ºanos.
Estas sessões contaram com a participação ativa dos Professores, João Bento,  Orlando Pires e  Lucinda Carneiro e alunos do Curso Profissional de Gestão de Equipamentos Informáticos.
Salientamos o empenho dos alunos, conseguindo, deste modo, explorar diversos temas, tais como: cyberbulling, preteção de dados online, utilização correta do Facebook, direitos de autor, utilização e criação de palavras - passe.
No final  apresentaram um teste interativo onde tiveram a oportunidade de comprovar as aprendizagens efetuadas pelos colegas.

Em síntese, estas ações foram uma mais-valia, para todos os intervenientes, uma vez que permitiram fomentar o debate, a reflexão e a partilha de ideias, bem como sensibilizar e incentivar os alunos para uma utilização mais segura, responsável e crítica da Internet. 





Celebrámos há pouco o Dia da Internet Segura que promove o uso mais seguro e responsável da tecnologia online e dos aparelhos móveis, especialmente entre as crianças e os adolescentes em todo o mundo.
Foi com este objetivo, e tendo como tema: Juntos vamos criar uma Internet melhor, que se realizou na Escola Básica de Torre de Dona Chama uma ação de sensibilização dinamizada pela Escola Segura para os alunos do 5º e 6ºanos.
Os elementos da GNR exploraram assuntos como: o cyberbullying, as fraudes, os jogos online, as redes sociais e os respetivos cuidados a ter quando navegamos na Internet.

Ficámos todos mais esclarecidos para uma utilização mais segura e responsável!